sexta-feira, 13 de junho de 2014

Elefante (2003)


ALERTA DE SPOILER

Se passando em Walt High School, uma escola típica americana, na cidade de Portland, Oregon, o filme mostra um dia de aula comum, pelo ponto de vista de cada personagem. 
No filme, Alex (Alex Frost) e Eric (Eric Deulen) são alunos vítimas de bullying. Após comprarem armas pelo correio, influenciados pelo desejo de vingança, eles se unem para fazer um massacre dentro da escola.  

Análise

O filme chama atenção pela originalidade do fato de os personagens terem os mesmos nomes de seus atores. Por um lado, isso demonstra uma natureza diferente e impessoal; pelo outro, há uma visão realista, em que os atores procuram expressar sua natureza pessoal em todas as cenas. 

Com poucas falas e diálogos, o filme aborda um tema obscuro, intrigante e macabro, apresentando diversos clichês - com a escola dividida entre os grupos dos atletas, patricinhas e nerds. Pelo mesmo motivo das divisões entre os grupos, é mostrado como as pessoas podem reagir de formas extremas a exclusões sociais, como o bullying.

Apesar de Alex e Eric serem considerados protagonistas, eles são apenas um "resultado" de outros personagens. Outro elemento diferente do filme é o modo como a câmera é posicionada: com uma vista por trás dos personagens. O mesmo tipo de visão usada em video-games - em particular, uma cena do filme mostra os dois assassinos jogando um jogo de violência em primeira pessoa. 

Dentro do mesmo cenário, todos enfrentam sua própria realidade no ambiente escolar. O entendimento podem ter um grande impacto na vida de várias pessoas; e como situações mínimas podem resultar um 
acontecimento catastrófico. 


Obviamente, a conclusão do filme é obscura, assim como o próprio tema, instigando o espectador a pensar sobre esses valores relacionados à sociedade. Elefante não é um filme para entretenimento, mas sim para uma reflexão antropológica e sócio-cultural de quem o assiste.


Produzido por Omar Khodr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário