quinta-feira, 15 de maio de 2014

Godzilla (2014)




ALERTA DE SPOILER

Com até uma estrela na calçada da fama, Godzilla estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (15), comemorando seus 60 anos. Apesar de ser um filme repleto de destruições, vemos um espaço para dramas humanos. O elenco conta com Bryan Cranston, do seriado Breaking Bad, Aaron Taylor-Johnson, de Kick-Ass, e Elizabeth Olsen, a irmã mais nova das famosas gêmeas Olsen. 

Godzilla já foi visto de diversas maneiras em várias de suas adaptações. Já foi o monstro que destrói a cidade sendo visto como o vilão, e também foi o monstro que destrói a cidade mas defende a população. No filme de 2014, o Rei dos Monstros é visto como um herói. Junto a Godzilla, outros dois monstros são despertados, os chamados MUTOs (uma sigla para Massive Unidentified Terrestrial Organism). Mesmo tendo um filme que estrela seu nome, não vemos tanto o réptil quanto gostaríamos. O foco do filme é voltado para os dramas humanos. 

O objetivo do Godzilla nesse filme é simplesmente caçar os dois MUTOs restantes que querem procriar. Após as espetaculares mortes de cada um dos "vilões", com destaque para a cena em que a fêmea tem sua cabeça decepada pelo raio azul do Godzilla - mais uma habilidade que foi mantida do clássico de 54 -, nosso "herói" desmaia. Quando ele acorda, é aplaudido pelas pessoas e depois volta tranquilamente para o mar.

O Godzilla de 2014 conta com aura mais sombria que a versão estrelada por Mathew Broderick em 1998. O cenário escurecido, a visão da cidade dizimada, a nuvem de poeira que ora escondia ora revelava os monstros - todos esses aspectos trazem peso e seriedade para a produção, sem o menor resquício do humor do filme anterior. 
Criticamente, o filme chama atenção pelos efeitos especiais, mais do que pela história em si. Como toda produção da indústria americana, conta com clichés e diálogos previsíveis, além de reforçar a antiga moral do exército americano. Sem dúvida, está entre as melhores (super) produções que são esperadas até o fim do ano. 


Confira o trailer abaixo:




Produzido por Viktor Hugo Meirelles e Bruna Maury

Nenhum comentário:

Postar um comentário